Dança Contemporânea
A dança contemporânea é uma coleção de sistemas e métodos desenvolvidos da dança moderna e pós-moderna, ela é muito mais que uma técnica específica. A Dança contemporânea não é teatro, nem cinema e muito menos literatura, não precisa de mensagem, de histórias e uma trilha sonora completa, como ocorre na dança clássica, onde o bailarino geralmente executa coreografias prontas e segue um roteiro coreográfico pré-concebido, diferentemente da dança contemporânea onde o corpo em movimento estabelece sua própria dramaturgia, musicalidade e história, criando outro tipo de vocabulário.
Este curso tem como base três teóricos da dança, criando assim uma nova técnica de aula da dança contemporânea, são eles: Pina Bausch, Merce Cunninghan e Rudolf Laban.Cunninghan, Laban e Bausch têm muito que acrescentar para a construção da dança contemporânea.
Merce Cunninghan – Considerado o guru da dança pós-moderna/Contemporânea, Cunninghan propôs uma série de conceitos que vinham questionar a ideologia da dança moderna substituindo a narrativa única pela estrutura fragmentada ou episódica; o uso do palco convencional italiano pelas mais inusitadas opções cênicas.
Rudolf Van Laban - Laban observou quatro fatores básicos no movimento, que se combinam ou atuam solitariamente. O corpo se move no espaço, com um peso/força que lhe é peculiar em certo instante, com uma dada velocidade, regulado por uma fluência específica. Os quatro fatores básicos do movimento são, portanto: espaço, peso/força, tempo e fluência. Cada um destes fatores podem se expressar num contínuo de variação de sua característica, chegando a dois polos opostos. Estes dois elementos distintos podem ser observados tanto por funções objetivas, mensuráveis, quanto pela sensação no sujeito que os realiza.
Pina Bausch – Bausch desenvolveu um repertório rico, com peças de conteúdo marcadamente psicológico, versando sobre a condição humana,
justapondo o gesto cotidiano ao gesto abstrato, a palavra ao movimento e à música popular ou à ópera, reconstruindo simbolicamente cenas a partir das experiências reais dos dançarinos, sua representação, no entanto, perpassa os diversos meios artísticos usados e cria uma nova e única linguagem.
Seu trabalho tem provocado inúmeras discussões e estudos principalmente porque a definição para a sua obra difere tanto dos conceitos de teatro quanto daqueles da dança nos seus sentidos mais restritos. Podemos dizer que o que Bausch faz é uma transcrição do teatro como dança e vice-versa.




